08 setembro 2006

Piquenique orkutico-filosófico- parte I

\/ndre\/
Bom, continuo na culinária, apesar da contenção atual. Mas, como sou teimosa e gosto do assunto, coloco aqui uma...variação sobre o mesmo tema, só que mais, digamos, fora do ambiente de todo dia.Quer dizer, fora do habitual, as coisas podem ter outro sabor.Uma árvore, uma toalha xadrez, uma cesta, amigos, tempo para gastar e "algo" para mastigar. Puro deleite.Ah, vale tudo, em todos os sentidos da palavra pique-nique. Comer fora, sair da rotina, copos e pratos de plástico, compartilhar guloseimas...
\/ndre\/
26/10/2005 12:44 Bom......quando falo em "compartilhar guloseimas", refiro-me exatamente ao que vocês pensaram. Nada de egoísmo, meninas! O sol nasceu para todas!
Maria
26/10/2005 14:25 Pois, poisMas, na verdade, nasce primeiro para a Aki! Depois aquece-me a mim...e só depois vai até aos últimos a chegar à civilização!!!Bom, mas vejamos o pique-nique: sem aves gripadas, sem vacas aftosas, sem peixe mercurizado, sem suínos pestíferos...só resta mesmo, sem perigo... o segundo sentido! Para além de nos forçar a dietas periódicas e rigorosas...
Maria
26/10/2005 14:28 E até que......em cima da toalha xadrez, não ficaria mal!Andrea, és perseguida pelas toalhas! Ou é o teu fetiche...de boa dona de casa, claro!
Maria
27/10/2005 02:34 Pique-nique à portuguesaQuando eu os fazia, "a long time ago", não podia deixar de ter: ou um arroz de frango, ou um arroz de pato.Essas coisas praticam-se por aí, donas brazucas? Espero esclarecimentos.E, já agora, faço saber que, em Portugal, os churrascos estão muito limitados, em zonas florestais, pelos perigos de incêndio. Quem avisa, amigo é!
\/ndre\/
27/10/2005 06:53 Até que a idéia é muito boa!Uma toalha estendida sob a copa de um flamboyant florido, uma brisa leve, uma localização erma, alguns plácidos boizinhos pastando, o barulho de uma pequena cachoeira em um riacho próximo, um vestido leve de algodão, um chapéu Prada (igualzinho àquele que voou para o rio Tramandaí, quando eu estava tentando ensinar meus 2 filhos a pescar sardinhas, lá naquela ponte Tramandaí-Imbé...ai,ai) de abas largas com uma fita azul, e uma cesta repleta de...barras de cereal.Magnífico. Mas...tá faltando alguma coisa...o que será?
Maria
27/10/2005 08:51 Deve ser...a sobremesa! Mas como, se não há mesa?
Maria
28/10/2005 05:14 Mas então......afinal o que se usa nos pique-niques brasileiros (além do chapéu de aba larga com fita...)?Quero dizer, qual a "sustança"?
\/ndre\/
28/10/2005 07:18 A gente come o que quiserAqui não tem cardápio fixo, entende?Pique-nique é feito prá isso. sair da rotina, em todos os sentidos...
Maria
28/10/2005 09:11 Entendi!No próprio decurso do pique-nique, vão pescar, vão caçar, apanham uma frutinha dos quintais! Realmente deve ser mais "radical".E depois, sesta na rede... (nunca entendi como se pode dormir numa coisa dessas! além de outras práticas, a que tenho visto alusões nas novelas de "sinhôzinhos" e escravas...)
\/ndre\/
É pior do que você imagina!Dormir em rede tem um segredinho, portuga, não é para qualquer um. É preciso "atravessar-se" na rede, para o corpo ficar estendido, senão fica em forma de uma banana.E, curiosidade: sabia que existe rede "de solteiro" e "de casal"? A de casal é um pouco mais larga, mas eu já digo que não adianta nada...vai ficar um em cima e outro em baixo, não tem jeito de acomodar-se.Falo por experiência própria, é claro.
Adriana
30/10/2005 15:25 Um pic-nic, para mim,deve ser como aqueles quadros antigos(seria Monet?)- ambiente de sec. XIX ,em campo verde e florido,à beira de um lago ,com um pano estendido no chão,um belo cavalheiro tomando vinho,acompanhado de uma bela dama de chapéu e um belo vestido florido e esvoaçante(eu),apreciando queijos e pães,aguardando a sobremesa(c/ duplo sentido,sem mesa mesmo,MAria.No gramado mesmo..)
\/ndre\/
01/11/2005 05:36 Sua descrição......lembrou-me aquele filme "Razão e Sensibilidade". Lindo filme, lindos atores e atrizes. Eu adoro esses filmes e esses atores ingleses.
Maria
01/11/2005 12:26 Muito bem!Vamos lá fazer pique-niques para o sec. XIX!Andrea, põe a funcionar a máquina do tempo.Eu cá, levo para o meu quadro, o Jeremy Irons. E vocês?
Adriana
01/11/2005 14:40 Andrea,também adoro esses filmes ingleses do séc. XIX.Queria ter vivido esta época.Maria,s for p/escolher um ator britânico escolho o Hugh Grant(se não me engano,ele stá em "Razão e sensibilidade") ou o Ralph Fiennes(acho ele um charme,desde o "Paciente Inglês")
Maria
02/11/2005 02:01 E tu, Andrea?A Adriana já te "roubou" dois de olhos azuis (acho eu...). E agora?Eu, prudentemente, arranjei logo um de olhos castanhos...
\/ndre\/
02/11/2005 04:32 Como é o nome dele?Aquele ator, de "Razão e Sensibilidade", que casa com a Kate Titanic no final?
Maria
02/11/2005 08:33 Eu bem digo......que vocês ainda vão bulhar! Então esse não é o Hugh Grant? Bom, se a Adriana se resolver pelo Ralph Fiennes (o que eu faria neste caso, mas prefiro o irmão Joseph...)fica tudo bem.É preparar a merenda. Ou vai dar tudo no mesmo?
Adriana
02/11/2005 16:45 Tudo bem,não vamos brigar!Cedo o Hugh Grant p/ a Andrea e fico com o Ralph Fiennes(prefiro ele ao irmão,Maria).Viu como podemos dividir tudo aqui?
\/ndre\/
03/11/2005 06:09 Não é do Hugh que eu falo!O Hugh casa-se com a irmã da Kate Titanic...e de quem eu também não lembro o nome (devia abrir aqui aquele tópico do Alzeimer!!!).Eu falo é daquele outro bonitão, que era o xerife malvado no "Robin Hood" do Kevin Kostner.Ah, deixa prá lá, eu vou é pesquisar!

\/ndre\/
03/11/2005 06:16 É Alan Rickmann!!Esse é o bonitão, o Coronel Brandon de "Razão e Sensibilidade". Nem sei qual é a cor dos olhos dele, mas era com esse aí que eu queria fazer meu pique-nique temático.
Maria
03/11/2005 10:13 Bem visto, sim senhora!Eu também acho esse actor muito interessante. Acho-te mais bem acompanhada, Andrea, do que com o meladinho do Hugh Grant.Aki, diga lá, como é um pique-nique à japonesa? Em qualquer século! Leva-se um samurai, o primeiro ministro dançante, um sismógrafo? Vai-se de quimono, espero, e merenda-se debaixo de cerejeiras? Oba, eu adoro cerejas!
\/ndre\/
04/11/2005 02:25 Cerejeiras em florSão realmente lindas...mas cuidado para as flores da cerejeira não caírem no seu sanduíche. O gostinho do pikles vai ficar meio estranho.Eu até acho que os japoneses tão sempre fazendo pique-nique! Vejam só, as mesinhas baixinhas, as almofadinhas, os pauzinhos, as cumbuquinhas de chá...tudo tão singelo e bucólico!
Maria
06/11/2005 02:37 Pickles fazem-me malMelhor mesmo experimentar as flores de cerejeira nos sanduíches.Bom, pique-niques agora por aqui, só em "jardins de inverno", onde o ambiente de estufa também tem a sua carga sensual, mas de um tipo mais decadente, como num romance que eu e a Adriana estamos a ler.Lá fora...está bom para amantes da natureza selvagem e...pneumonias!
Adriana
06/11/2005 06:03 Maria,são bem sensuais aquelas cenas de Hyacinthe e Durtal,não?Mas aqueles ambientes fechados em nada me lembram pi-nics!
Maria
06/11/2005 08:12 É mesmo...não me lembro de chapéu de palha, nem de toalha aos quadrados. Lareira, lençois...Mas acho que o prato principal era de tipo "frio", não?
Adriana
07/11/2005 16:29 È verdade,rss...era frio,mas picante
\/ndre\/
07/11/2005 16:38 Pique-nique no Taim"A Reserva do Taim é a mais importante do Rio Grande do Sul e fica a 200 km ao sul de Pelotas e antes de Chuí (extremo sul do Brasil e divisa com o Uruguai). Ela possui cerca de 33.000 hectares, num ecossistema dominantemente pantanoso, com vegetação e fauna típica.É composta por bosques entre figueiras e corticeiras, em ecossistema predominantemente pantanoso, ao lado de dunas e praias. Localiza-se num istmo na península do Albardão, isolada, de um lado, pelas lagoas Mangueira e Mirim e, de outro, pelo Banhado do Taim, tendo o Oceano Atlântico ao Leste. A reserva é habitada por inúmeras espécies de peixes e animais silvestres, como jacarés, lontras, capivaras, ratões-do-banhado, além de lobos marinhos. Aves aquáticas de muitas espécies vivem no Banhado do Taim e outras, de toda a América, fazem dele um pouso em suas rotas migratórias. A mais conhecida entre as que habitam a reserva é o mergulhão. A única estrada que liga a cidade e o vizinho município Chuí - que faz fronteira com o Uruguai - ao resto do País, a BR 471, foi aberta no governo Dutra, de 1946 a 1951, e asfaltada apenas em 1970. São 16 km de pura beleza, onde a velocidade máxima de 60 km deve ser necessáriamente obedecida, em face do encanto do local, da possilidade de atropelar animais e ser multado por um radar eletrônico.Antes de Pelotas vale a pena passar por São Lourenço do Sul e conhecer um pouco da Lagoa dos Patos. Mais ao sul da Reserva se chega a cidade de Chuí, que é o extremo sul do Brasil e faz divisa com o Uruguai. Alí você poderá comprar produtos importados. A principal avenida da cidade faz a divisa do Brasil com o Uruguai."
Maria
08/11/2005 02:30 Que beleza!Vou já providenciar o meu chapéu de palha e a minha cestinha. Esse é mesmo o local que eu sempre sonhei para um pique-nique!Quem sabe convencemos o Tabajara a introduzir um pique-nique no filme???Já imaginaram, sentadinhos na relva, os generais com aqueles dolmãs coloridos (e, mais para diante, aquelas camisas de mangas bem largas...)- enfim, coroneis, tenentes...podemos até imaginar o índio a participar no evento, para alegria de alguma dama mais dada ao exótico - e nós com aqueles vestidos de roda, esparramados pelas mantas, pegando nas vitualhas com dedinhos delicados, no meio de risinhos de sacanagem mal disfarçada.Humm, eu que nunca fui muito Séc.XIX, estou a deixar-me embalar! Se bem que tudo isto me está a fazer lembrar um pequeno filme, delicioso, "Une partie de campagne", realizado por Jean Renoir, baseado num conto do Guy de Maupassant.
\/ndre\/
08/11/2005 03:17 "pegando nas vitualhas com dedinhos delicados"Explique bem isso aí, portuga.Essas coisas são de "pegar" ou de "mastigar e engolir"?

2 comentários:

Anônimo disse...

Isto de uma pessoa se reler, tem que se lhe diga!
Mas não me arrependo de nada...só se fôr do que não disse!

Piquenique forever!!!

\/ndre\/ disse...

Estou com a toalha xadrez estendida. vai um sanduíchezinho aí?

Sem picles...