09 setembro 2006

Divagações folares pascoais

\/ndre\/
25/03/2005 11:42 meditação
Sexta-feira Santa é dia de pintar as casquinhas de ovos, como manda a tradição. Bom, pelo menos eu tenho essa tradição. E ovos lembram galinhas.
Galinhas lembram fazendas.
Fazendas, por sua vez, lembram homens rudes.
Por livre e espontânea associação, dedico essa receitinha ao Gen. Bento Gonçalves, que não era rude, mas era fazendeiro das charqueadas. E o Rio Grande do Sul é cheio de tradições de Páscoa. Uma delas é esta: pintar casquinhas de ovos, para presentear na Páscoa.
E o recheio das casquinhas pintadas é amendoim com açúcar: 1/2kg de amendoim torrado e sem pele, 3 xícaras de açúcar branco e 1 xícara de água. Fazer uma calda com açúcar e deixar em 'ponto de fio'. Tirar do fogo e acresentar os amendoins, mexendo até açucarar. Rechear as casquinhas, tampar com uma forminha e embalar.
Assim é que eu 'medito' na sexta-feira santa. Amor, culinária e tradição andam abraçadinhos.
Werner
27/03/2005 04:55 Nossa!
E eu achava que isso de pintar casacas de ovos que depois são recheados com amendoim cozido em açúcar fosse coisa de alemão.
Mas tudo isso, ovos, chocolate, amendoim, marzipã - afinal, qual é a dieta desse coelho ovíparo pascoal?
Maria
27/03/2005 12:43 E o folar?
Aqui pela Lusitânia, folar tem dois sentidos, ambos pascais: a prenda que os padrinhos dão aos seus afilhados; mas também um doce típico da quadra.
Mas desse é impossível dar uma receita, pois ela diverge consoante a região e os seus produtos típicos. Há muitos tipos de folar - mas, ai,ai, todos bem apetitosos!
\/ndre\/
28/03/2005 02:46 Werner:
Trago comigo as tradições dos dois 'lados' da minha família. Alemã, por parte de mãe(Daudt)e italiana por parte de pai. O coelho ovíparo é muito 'forte' do meu lado alemão, apesar do lado italiano estar estampado na minha cara (e resto).
Maria: folar? Tente explicar, querida, senão eu vou ter um treco! Minha curiosidade culinária pode até me matar! E eu sou muito novinha para morrer...ainda mais disto.
Maria
28/03/2005 04:40 Que tem agora o folar?
O "tirocínio" ainda vai, concedo que é uma palavra meio pesada. Mas folar, qual é?Ainda agorinha mesmo, a minha madrinha me deu o meu folar (presente): um belo livro de receitas.
Mas também estivemos a degustar um folar (um bolo) que eu trouxe do Algarve, por ser diferente dos que se usam no norte.
Muitos folares (não era o caso deste) levam ovos inteiros incorporados. Quando o bolo vai ao forno eles ficam cozidos. E como são colocados à superfície, servem de enfeite original ao bolo.Vou ver se há receitas na net e mando.Podes ser muito boa cozinheira e ignorar sempre alguma coisinha! Haja novidades nas nossas vidas!
Werner
29/03/2005 11:54 Andréa
Daí vem os ditados:
Casa de quituteira, folar de pau.
E:
Quem com folar fere com folar será ferido.
Ou ainda:
Pimenta no folar dos outros é colírio.

Maria
29/03/2005 23:43 Podes zoar...
Mas as palavras têm poder: ontem recebi um belo de um folar de uma ex-aluna transformada em amiga (o que felizmente me acontece bastante).E é de um tipo que eu tinha esquecido de mencionar.Portanto, Andrea (e demais) aí vai MAIS folar. Este, o folar típico transmontano, não é doce, é salgado. Parecido com o que, "na cidade", se vende como "bôla de carne". Portanto é um tipo de pão, mais "gostoso" que pão normal, bem levedado e recheado de pedacinhos de carne, sobretudo presunto, chouriço, enfim, coisas de sabor forte.
Para mim que adoro "salgadinhos", mais que doces, este é a quintessência dos folares.Repito (e aviso!)as palavras têm força: falei em folar e ele caiu-me nos braços, assim de surpresa.
São estes os "milagres" em que eu acredito!(isto para manter um pouco o tom da quadra que acaba de passar...)Vêem, nem só de chocolate vive o homem!O tal coelho, melhor coelha, é parideira de montes de coisas!!!
\/ndre\/
30/03/2005 03:32 Pelo que pude entender...
...com a ajuda de meus brilhantes amigos, e dentro da minha ignorância ingênua que mantenho por vontade própria, essa palavra - folar - tem um quê de subjetivo e outro alternativo...uma palavra de múltiplos sentidos. Pode ser uma dádiva milagrosa, um pão, um objeto de cozinha...Não irei ao dicionário, definitivamente.Ficarei assim, com seus vários significados suspensos no ar.
Será bem mais...emocionante.
Uma pavra fácil de rimar.Folar.
- Olhe ali, não é um urso folar?
- Veja, lá no céu, a estrela folar!
- Pare de me folar, menino!
- Olha, folar eu folei, mas ainda tá desfolado!
Maria
30/03/2005 04:10 Isso...
Tenho uma amiga que é um verdadeiro folar!(a dádiva, o pão, o doce - agora essa do objecto de cozinha, é folírio teu!)Beijo.
\/ndre\/
30/03/2005 05:12 Então um ex-folar...
...poderia ser um folar que foi e que já não o é mais?
Maria
30/03/2005 07:06 É...
...quer dizer que já foi comido!
Raio de verbo polissémico!

2 comentários:

Anônimo disse...

Ai deus, como isto já parece longínquo! ainda bem que começaste a coletar as nossas "pérolas" orkúticas, da fase ingênua, aquela em que toda a gente achava que toda a gente era boa e simpática, que não era preciso atropelos, que até o Werner chega para todos.

Estou quase de lágrima no olho...porque foste tu que puseste isto aqui e eu sei que é por sentimento autêntico de aproveitamento do que a vida vai dando de bacana.

\/ndre\/ disse...

A vida é bela, portuga. E como!!!