12 março 2008

Uma casa na Floresta



Eis o livro preferido da menininha de cabelos curtos. Um romance infanto-juvenil de uma autora norte-americana.


Fora parar em suas mãos por pura curiosidade infantil, pois gostava de vasculhar gavetas e prateleiras nas casas e os quartos dos primos mais velhos. Sempre haveria algo interessante ali, coisas que não tinha ainda acesso.


Aquele livro interessou-lhe inicialmente pela ilustração da capa, acho. Uma cena familiar, que lhe inspirava tudo que mais gostava na época: a brincadeira de bonecas. E, talvez, a identificação com aquele cabelo da personagem principal. Um cabelo curto, cor de melado, com aquela franjinha.


Recheado de belas ilustrações internas, todas em preto e branco, o livro conta a estória de uma menina que morava com seus pais, no meio de uma floresta, longe da cidade. A vida era árdua, trabalhosa, era preciso subsistir e sustentar-se. Mas haviam as memoráveis festas de Natal, onde celebravam-se com os parentes que vinham de muito longe. Os presentes e as guloseimas eram feitos à mão, como bonecas de pano e carrinhos de madeira. E tudo era descrito minuciosamente e as ilustrações complementavam o entendimento. A autora descrevia pacientemente e didáticamente as práticas da culinária, costura, marcenaria e plantio. Bater a manteiga em tachos com um colherão de pau, despejar xarope de açúcar sobre a neve e fazer caramelos, colocar batatas cozidas quentes em sacos para aquecer os pés, costurar bonecas, defumar carnes: de tudo isso podia-se saber como fazer, lendo aquele livro.

E haviam as brincadeiras, muitas delas. Os medos, as alegrias, os sonhos, as angústias e esperanças. A identificação com o que se lia era muito grande. E os livros que marcam a memória são os que fazem isso.

Me emocionei ao achar na internet a imagem dessa capa. Fiquei grata. Voltei no tempo. Meus cabelos estão curtos, hoje.





Um comentário:

Deni Daudt disse...

Deus do céu, eu lembro desse livro, guria!

Como pode tua memória ser tão prodigiosa em narrar detalhes.

Bom demais esse blog.