31 agosto 2006

Lendas de cozinha e glutões

A cozinha é o lugar ideal para cozinhar (lógico!)e debater os altos problemas da humanidade. Enquanto a gente escolhe, lava, descasca, pica, penera, amassa, bate, assa, cozinha, o mundo lá fora acontece.Melhor é discutir de avental e faca na mão. E, na cozinha, sempre se acha uma solução, tudo fica mais fácil. eu acho até que vou levar o meu computador para a cozinha. Já tenho TV e som. Vou levar a minha cama para a cozinha também. Trocar receitas é um ato de profunda amizade. Eu cedo a você um segredo de sabor que me faz feliz, eu reparto com vocês uma felicidade simples verdadeira.
"Vamos comer, ninguém sabe o dia de amanhã, e eu quero morrer de bucho cheio."
Meu irmão mais velho, o Tuio, fala desse jeito. Um tanto quanto grosseiro falar assim, mas é autêntico, não? Isso ele "herdou" de meu vovô Artur, que entre outras coisas, comia a sobremesa no mesmo prato onde acabara de comer seu almoço. E ria do nosso olhar escandalizado:-"Vai tudo pro mesmo bucho."
Lá na terra das coxilhas, e mais particularmente onde as coxilhas se transformam em serra, existe um negócio chamado "café colonial". Vocês com certeza já ouviram essa lenda. É filme de terror para os nutricionistas, uma vez que essa "refeição temática" não se encaixa em nenhuma das tres refeições que normalmente fazemos diáriamente. Aliás, é uma mistura de todas elas. Chamar aquilo de "café" é piada. Parece que baixam à mesa tudo que há na geladeira e na despensa. Falta mesa para tanta comida...Para os glutões de plantão, é um banquete: pães de diversos tipos e formas, bolos e tortas de vários sabores e calibres, biscoitos com ou sem recheio, embutidos fatiados de animais variados (inclusive a fétida morcícia, em suas duas versões), queijos coloniais e de procedência incerta, chocolate quente, chá, e, é claro, o café. Bom, esse é o básico, mas existem outros com muito mais variedades de guloseimas.Sente à mesa dessas e reze, de antemão, 150 "Padre Nossos" e 235 "Ave Marias", para pedir perdão antes de cometer o pecado da gula.
(E continua uma outra hora...falar de comida é tão bom! A ilustração eu tirei de uma antiga revista Country Living.)

Nenhum comentário: