29 julho 2007

"Nós temos um pacto"

Assisto à final de vôlei, Brasil x EUA, quando o Brasil foi ouro, finalmente. E nas entrevistas após o jogo, ouço Giba, aquele dos olhos claros e bigode easy rider, dizer ao seu colega Ricardindo - que certamente assistia ao jogo, em casa - , emocionado:
- Não esqueça: nós temos um pacto!
Ricardinho, que fora cortado da seleção neste PAN, por questões disciplinares, considerado o melhor levantador do mundo neste último Mundial, deve ter-se emocionado com que ouviu. Ali estava antes de tudo um amigo muito leal, um companheiro que sentia muito a sua falta ali, mesmo e já acontecendo a festa do ouro. Uma bandeira rabiscada deixava isso bem claro a um Brasil inteiro.
Nós temos um pacto, disse Giba ao se companheiro de tantas glórias e alegrias, que não estava presente. Que não mergulhou na quadra e nem tampouco colocou o pé direito sobre o pódium para aguardar a entrega da medalha, e nem ouviu um maracanãzinho de gritos, olas, olés, assim, ao vivo. Ricardinho estava de fora, de castigo, provávelmente sentado em um sofá em casa, na frente da tevê...mas estava também dentro do coração de Giba, em todos os momentos dessa decisão dourada, e até mesmo nos vestiários, treinos, concentrações e preleções.
Nós temos um pacto, disse Giba.
E ter um pacto significa estar acima de todas as adversidades e infortúnios, de todas as derrotas e vitórias, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na guerra e na paz.
Nós temos um pacto, disse Giba. Não esqueça disso. Viva nessa esperança, concentre-se e faça o seu melhor. Tudo tem solução, tudo tem volta, a glória é nossa e também sua.
Estaremos juntos, sempre, seja em que lugar ou situação.
Grande, imenso Giba! Que lição de lealdade!

Nenhum comentário: