09 março 2008

Cena II

A menina de cabelos curtos tem 6 ou 7 anos. As Gêmeas, um pouco mais velhas, brincam em casa. Como faz todos os dias, ela pula o muro baixo e vai até a casa delas para brincar de bonecas. Fica ali durante a manhã.
A empregada chama para almoçar. A mãe ainda não chegou do trabalho.

- Sabia que as Gêmeas tão com cachumba? - diz a empregada à menina - Voce pegou cachumba delas!

Ela ouvira falar da doença, sim, aquela coisa que inchava o pescoço e fazia a gente ficar muito mais bochechuda. Mas bricar de bonecas não lhe faria mal. E ela nem havia sequer encostado na Gêmeas! Como "pegar" a caxumba assim?

- Não precisa encostar prá pegar caxumba. Foi lá, pegou. E, se voce está com cachumba, não pode pegar correntes de ar. Vai pro teu quarto, deita na cama e se tape bem.

A empregada certamente estava arrependida por não ter sido cuidadosa como a patroa lhe recomendara antes de sair...e aí a menina subiu rápidamente para o seu quarto, deitou-se e cobriu-se até a cabeça com o pesado cobertor. Mal podia respirar. Suava de medo. Será que suas bochechas já tinha inchado?

Não. Não poderia ir até o espelho do baheiro, la em baixo. Tinha que ficar quietinha ali. Nada de correntes de ar. Senão...senão o que? Nem queria pensar. Melhor ficar quieta e debaixo do cobertor. Será que a mãe já chegou? Só a mãe para lhe salvar dessa. Pensando bem, a mãe podia ficar uma fera. É mesmo, melhor ficar quieta.

E ali ficou por não se sabe quanto tempo.

Talvez esteja ali até hoje...

Nenhum comentário: