30 abril 2008

ao meu redor

Caminhando pela manhã sou capaz de dar bom dia qualquer estranho caminhante que passe por mim. Basta me olhar no olho e pretender qualquer coisa, mesmo que não o diga. Quem me olha no olho já tem a minha simpatia prévia, antes do bom-dia . E se capto uma faísca que se desprende desse rápido olhar, mina a minha curiosidade. É pena, sou crescida, e o código do caminhante não permite parar para nada, sob pena de perder a aceleração adquirida. Fica prá depois de nunca, então.

Caminhei hoje pela manhã ouvindo o iPod emprestado do meu filho. A seleção de músicas era dele e eu só passava prá frente quando chegava nas mais pesadas, e de pesada já chega eu. "Metal, Andrea!", como ele me diz, sorrindo. "Metal, Didi!", eu respondo, com o indicador e o mínimo erguidos no resto do punho fechado. Nada de mal em ser metal. Só que sou uma metaleira só por conveniência. Faz parte, como diria aquele outro.

Só prá não levantar vôo - hehe - , passava as "metal" prá frente. Queria o chão, mas um chão soft, mais macio que aquelas pedras irregulares da calçada, em compasso de dança lenta. E quando andava pela praça, ouvia uma cuja letra tinha uma frase "I'm all nacked around you", e nem sei se da Avril Lavigne, mas gostei do que ouvi. Tá, eu traduzo: "estou toda nua ao seu redor", ou algo como isso. Poderia também ser "estou nua em todo o seu redor", o que ficaria ainda melhor. Gostei da poesia.

Poesia, tênis, pessoas simpática caminhando ao sol, música, fones de ouvido e um iPod. Ferramentas que tenho para fazer o tempo parar, sem que necessáriamente ele páre. Para fazer o barulho da avenida sumir, mesmo que ali haja uma ruidosa passeata de estudantes em campanha "contra a dengue". Para fazer minha perna parar de doer num drible mágico com o cérebro que insiste em pensar na dor. E meu cérebro está distraído, enlevado, ligadão na música, neste sagrado momento matinal.

Ela, a música, toda nua ao meu redor. E em todo o meu redor. E por dentro eu, neste - mais uma vez - impreciso momento, e também mais uma vez pretendendo ser feliz. Consegui.

Nenhum comentário: